sábado, 29 de janeiro de 2011

Cirurgia Bariátrica

Nos posts anteriores vimos alguns tratamentos para a obesidade. Neste falaremos sobre a cirurgia bariátrica, que é um dos tratamentos utilizados no tratamento da obesidade, utilizada principalmente em casos de obesidade mórbida.

 
         Este tipo de tratamento é indicado para pacientes que apresentem IMC > 40 kg/ m², ou IMC > 35 kg/m² e possuam comorbidades associadas, como diabetes tipo 2, dislipidemias e outros, assim como história dietética com tentativa de dietas hipocalóricas sem sucesso nos últimos cinco anos, que possua obesidade exógena, ou seja, que não tenha causas endócrinas, e que não apresente instabilidade psiquiátrica.

         Existem inúmeros tipos de cirurgias e muitos estudos para o desenvolvimento de novas técnicas, por isso têm algumas que não são legalizadas. A perda de peso se dá através da redução do tamanho do estômago, que em cada tipo cirurgia acontece de uma maneira diferente, o que caracteriza a cirurgia e seus efeitos adversos.

   Os principais tipos são :


       Bypass gástrico : consiste na diminuição do volume estomacal para aproximadamente 50 mL, e coloca-se em volta um anel para evitar que haja uma dilatação e para regulação do esvaziamento gástrico, excluindo desta maneira o trânsito do bolo alimentar no restante do estômago. Com a exclusão é necessário outro caminho para acontecer o transito gastrointestinal, então é feito uma alça longa do jejuno em Y de Roux, de aproximadamente 100 cm de comprimento, o que contribui para o caráter diabsortivo desta. A perda de peso ocorre pela diminuição do apetite, que não se deve somente pela restrição gástrica, mas também pelas alterações hormonais ocorridas. Os níveis de leptina e o de insulina encontram-se diminuídos. Esta técnica é umas das mais utilizadas juntamente com derivação biliopancreática.

Derivação biliopancreática: consiste na redução de até 70% do estômago, há um redirecionamento do intestino delgado com a formação de dois caminhos, somente há ação da bile na via comum, o que faz com que haja uma menor absorção dos lipídeos, e consequentemente uma perda de peso. Essa técnica tem como principal objetivo diminuir o tempo que o bolo permanece no trato gastrointestinal, diminuindo a absorção dos nutrientes. Essa técnica tem como efeitos adversos a deficiência na absorção de vitaminas principalmente as lipossolúveis, devido a diminuição da absorção de lipídeos.


 
         Banda Gástrica: o principio desta, é a redução alimentar através da divisão do estômago, como uma banda gástrica colocada ao redor da região superior do estômago. Isso faz com que o alimento passe primeiramente por esse pequeno reservatório, que vai direcionando o bolo alimentar para outra cavidade estomacal. Como o primeiro reservatório tem uma capacidade diminuída, uma quantidade menor de alimentos causa saciedade mais rapidamente , assim levando a uma restrição alimentar , e ocasiona uma perda de peso. É a única técnica reversível, e apresenta como principal problema a adesão do paciente por ser um método restritivo. Como todo o sistema gastrointestinal participa da digestão, são raras as deficiências nutricionais devido a cirurgia.




        Gastrectomia vertical: aproximadamente 80% do estômago é retirado, diminuindo assim a capacidade gástrica deste paciente. Esta técnica depende da adesão do paciente a restrição alimentar, pois sabe-se que a parede estomacal é elástica, e se houver um contínuo consumo exagerado de alimentos, ocorre um estiramento da parede, levando ao ganho de peso novamente. Não há deficiência na absorção dos nutrientes, esta técnica é irreversível.


 
É importante ressaltar que o melhor tratamento para obesidade é uma reeducação alimentar e a atividade física, estes métodos não são invasivos e não tem contra-indicações.



                                                                               Post: Ana Paula
Referências:

Carlini, M.Paula. AVALIAÇÃO NUTRICIONAL E DE QUALIDADE DE VIDA PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA. Dissertação de Mestrado, Florianópolis 2001

Faria; Pereira;Gangoni;Lins; Leite; Rassi;Arruda.OBESOS MÓRBIDOS TRATADOS COM GASTROPLASTIA COM BYPASS GÁSTRICO EM Y DE ROUX: REDUTORA ANÁLISE DE 160 PACIENTES. Med 2002; 39(1/4):26-34

Pareja;Pilla; Geloneze. MECANISMOS DE FUNCIONAMENTO DAS CIRURGIAS ANTI OBESIDADE . Einstein. 2006.

Gary J. Anthon; Reginald V. N. Lord; Tom R. DeMeester; Peter F. Crookes. The Duodenal Switch Operation for the Treatment of Morbid Obesity.

Pajecki; Mancini; Halpern; Zilberstein; Garrido; Cecconello. ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DE PACIENTES OBESOS MÓBIDOS SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRÚRGICO PELO MÉTODO DA BANDA GÁSTRICA AJUSTÁVEL. Rev. Col. Bras. Cir. vol.37 no.5 Rio de Janeiro Sept./Oct. 2010



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário