sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Exercícios Físicos no Tratamento da Obesidade

       Tem sido demonstrado que mudança no estilo de vida, através de aumento na quantidade de atividade física praticada e reeducação alimentar, é o melhor tratamento para a obesidade. Um estilo de vida sedentário contribui para o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e morte prematura, e a inatividade física juntamente a uma alimentação desregrada leva um quadro de obesidade, principalmente ao acúmulo de gordura visceral, a qual é responsável pelo risco metabólico e consequentemente as doenças crônicas.


         O exercício físico leva o indivíduo a ter um maior gasto energético quando equiparado a uma dieta específica, estudos mostram que há um efeito considerável de perda de peso, massa gorda e obesidade visceral quando se combina exercícios adequados e uma dieta individualizada. Os benefícios da atividade física sobre a obesidade podem ser alcançados com intensidade baixa, moderada ou alta, indicando que a manutenção de um estilo de vida ativo, independente de qual atividade praticada, pode evitar o desenvolvimento dessa doença. Quando um sedentário começa um programa de exercícios regulares moderados, ele perde peso inicialmente, e quanto mais melhora seu condicionamento físico e rotina de exercícios, mais massa gorda é perdida.


          O gasto energético diário total possui três importantes componentes: taxa metabólica basal (TMB), efeito térmico dos alimentos (ETC) e efeito térmico da atividade física. O tratamento da obesidade apenas através de diminuição calórica pela dieta leva a uma diminuição de peso através de diminuição de massa muscular, porém pode acarretar o retorno ao peso inicial, apesar da restrição calórica contínua, o que contribui para uma pequena eficácia de longo período com a intervenção apenas pela dieta. Porém, a combinação de diminuição do consumo calórico com exercício físico ajuda a manter a TMB, e melhora a eficiência de perda de peso por um longo período.


       O exercício físico pode elevar a TMB através do EPOC (excesso de oxigênio consumido pós-exercício), o qual eleva o gasto energético por um tempo depois da realização do exercício, pelo aumento da oxidação de substratos, e estimulação de síntese protéica. Esse efeito do exercício na TMB depende do tipo, intensidade e duração do exercício.

 

Exercício físico e resistência insulínica

        O exercício físico regular pode aumentar a sensibilidade à insulina no músculo e em outros tecidos insulino dependentes, o exercício tem efeito importante nos mecanismos moleculares de captação de glicose no músculo esquelético tanto em indivíduos saudáveis como nos portadores de resistência à insulina.


        Mas como isso acontece metabolicamente? Descobriu-se uma enzima de resposta à contração muscular chamada AMPK (proteína quinase ativada por AMP), que estimula o transporte de glicose no músculo esquelético por meio de um mecanismo independente de insulina. A ativação da AMPK é através do decréscimo do estado energético celular, na relação AMP - ATP aumentada, ocorre uma mudança na conformação da molécula, tornando-a suscetível à fosforilação e ativação pela AMPK quinase (AMPKK). A AMPK fosforilada ativa vias gerando o aumento de ATP, através da oxidação de ácidos graxos, e desativa vias anabólicas. Esse aumento da atividade da AMPK durante o exercício físico promove a translocação das vesículas contendo Glut-4, e facilita o transporte de glicose para o músculo de maneira semelhante à da insulina, porém isso ocorre por vias de sinalização diferentes. Nesse caso, há a redução da malonil-CoA permitindo o aumento da ação da carnitina acil transferase 1, que aumenta o transporte de ácidos graxos para as mitocôndrias e a oxidação dos mesmos.

        Através desses benefícios dos exercícios físicos sobre a obesidade, pode-se observar que doenças relacionadas a resistência insulínica em obesos como diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemias e inflamações, podem ser controladas levando a um quadro de estabilidade.

Então, pratique exercícios físicos para prevenção e tratamento da obesidade!!!

Mais informações sobre o assunto visitar o blog de Bioquímica do Exercício: http://bioquimicaexercicio.blogspot.com/



                                                                     Post: Priscilla Dantas.



Referências Bibliográficas

William E. Kraus and Cris A. Slentz. Exercise Training, Lipid Regulation, and Insulin Action: A Tangled Web of Cause and Effect. VOLUME 17 SUPPLEMENT 3
DECEMBER 2009.
 
Ciolac, Emmanuel e Guimarães, Guilherme. Exercício físico e síndrome metabólica. Rev Bras Med Esporte _ Vol. 10, Nº 4 – Jul/Ago, 2004.
 
PAULI, CINTRA, SOUZA, ROPELLE. Novos mecanismos pelos quais o exercício físico melhora a resistência à insulina no músculo esquelético. Arq Bras Endocrinol Metab. 2009;53/4. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n4/v53n4a03.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário